23/05/2011

Giro,Nieve Iturralde vence etapa após sair na fuga e lutar contra as montanhas e a chuva. Contador abre vantagem.

Nieve Iturralde vence etapa após sair na fuga e lutar contra as montanhas e a chuva. Contador abre vantagem.

Foto: Reprodução
Por Daniel Balsa

O Giro d’Italia deu mais uma prova de que é realmente a mais agressiva das Grandes Voltas do ciclismo na 15ª etapa da edição de 2011, disputada entre Conegliano e Gardeccia-Val di Fassa. Se não bastassem as três montanhas de categoria 1, o Prêmio Cima Coppi (outra subida muito dura) e uma escalada de categoria 2, a etapa teve no total 229 km – rendendo uma pedalada de 7h27min para o vencedor, que foi o espanhol Mikel Nieve Iturralde. Esta foi a segunda vitória seguida da Euskaltel-Euskadi, já que o estágio de ontem foi vencido por Igor Antón.

Não foram apenas as subidas duras, as descidas técnicas e a longa distância os ingredientes desta etapa. O clima resolveu deixar a disputa ainda mais brutal. A chuva que caiu em bons trechos do estágio e a neve na encosta das montanhas exigiram bastante dos ciclistas.

Com tantas oportunidades, a etapa foi propícias para os ciclistas mais combativos. Uma grande fuga foi aberta logo no início e nela estava o vencedor, Nieve Iturralde. Além dele, Emanuele Sella (Androni), Kevin Seeldraeyers (Quick Step), Yaroslav Popovych (RadioShack), Johnny Hoogerland (Vacansoleil), Aliaksander Kuchynski (Katusha), Olivier Kaisen (Omega Pharma-Lotto), Javier Aramendia (Euskaltel), Stefano Garzelli (Acqua & Sapone), Danilo di Luca (Katusha), Luis Pasamontes (Movistar), Stefano Pirazzi (Colnago), Carlos Sastre (Geox), Pieter Weening (Rabobank), Philip Deignan (RadioShack), Alberto Losada (Katusha), Evgeny Petrov (Astana) e Johann Tschopp (BMC) saltaram do pelotão.

Esse grande grupo viu o ataque de Hoogerland sem se movimentar, mas acabou se quebrando durante a Cima Coppi. Garzelli fez um ataque poderoso e saiu sozinho e começou a abrir vantagem para Nieve Iturralde, o segundo e que estava destacado do grupo. O italiano da Acqua & Sapone chegou a abrir mais de um minuto de vantagem e parecia que ficaria com a vitória, pois o pelotão não era mais uma ameaça.

O espanhol da Euskaltel manteve o seu ritmo, sem ataques ou afobações, e foi tirando pouco a pouco, ficando bem próximo de Garzelli na última montanha do dia – o Gardecchia. O italiano não teve mais pernas e sucumbiu diante de um ciclista mais inteiro. Faltando 5 km para o final, a liderança de Nieve Iturralde era tranquila e a vitória foi confirma na chegada.

Garzelli foi o segundo, mas quase perdeu a posição para Alberto Contador (Saxo Bank), que deu mais um show nesta etapa. Sem gregários na parte final da prova, controlou seus adversários lançando alguns ataques ou os marcando de perto. Deixou para a última montanha uma aceleração mortal para botar mais tempo sobre seus adversários. Só deve perder esse título se acontecer alguma tragédia.

Michele Scarponi (Lampre) chegou na quarta colocação – logo à frente de John Gadret (AG2R) e assumiu a vice-liderança fazendo o simples: se mantendo no pelotão e acelerando no final. Vincenzo Nibali (Liquigas) perdeu o posto após tentar surpreender na descida após o Cima Coppi. Conhecido como Tubarão por sua notável habilidade em descer, o italiano fez um ataque e abriu 25 segundos sobre o grupo Maglia Rosa, mas não estava em seus melhores dias. Sofreu na subida do Passo Fedaia e sobrou.

Depois deu mais uma amostra de combatividade recuperando os 57 segundos que ficou atrás do grupo dos favoritos na descida do Passo Fedaia – numa cena que também ficará marcada por algum tempo na memória dos fãs de ciclismo. Mas lhe faltou perna no Gardecchia para acompanhar Scarponi. Pagou caro ao acreditar que poderia superar Contador neste Giro...

O espanhol agora tem mais de 4 minutos para o segundo colocado e, se nada de trágico acontecer, a disputa na última semana da competição deve ser pela vice-liderança.

Classificação da 15ª etapa – Conegliano e Gardeccia-Val di Fassa, com 229 km:
1- Mikel Nieve Ituralde (ESP) Euskaltel-Euskadi com 7h27min14s
2- Stefano Garzelli (ITA) Acqua & Sapone, a 1min41s
3- Alberto Contador (ESP) Saxo Bank Sungard, a 1min51s
4- Michele Scarponi (ITA) Lampre-ISD, a 1min57s
5- John Gadret (FRA) AG2R La Mondiale, a 2min28s
6- José Rujano (VEN) Androni Giocattoli, a 2min35s
7- Vincenzo Nibali (ITA) Liquigas-Cannondale, a 3min34s
8- Joaquím Rodríguez (ESP) Katusha, m.t.
9- Roman Kreuziger (CZE) Astana, a 4min01s
10- Steven Kruijswijk (HOL) Rabobank, a 4min13s

Classificação geral após 15 etapas:
1- Alberto Contador (ESP) Saxo Bank Sungard com 62h15min29s
2- Michele Scarponi (ITA) Lampre-ISD, a 4min20s
3- Vincenzo Nibali (ITA) Liquigas-Cannondale, a 5min11s
4- John Gadret (FRA) AG2R La Mondiale, a 6min08s
5- Igor Antón (ESP) Euskaltel-Euskadi, a 6min32s
6- Mikel Nieve Ituralde (ESP) Euskaltel-Euskadi, a 7min03s

fonte prologo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário