17/01/2013

Ciclismo pode ser retirado da Olimpíada após caso Lance Armstrong


O Comitê Olímpico Internacional (COI) pode retirrar   ciclismo das Olimpíadas caso ficar evidenciado que a União Ciclistica Internacional   (UCI) foi omissa ou tenha acobertado esquema de doping na modalidade.








A declaração foi dada nesta terça-feira, 15, por Dick Pound, membro do COI. Segundo ele, "A única maneira de limpar isso é se todas essas pessoas disserem: "Ei, não estaremos mais naOlimpíada  e é onde nós queremos estar, então vamos conquistar de volta nosso lugar lá"", disse.
As declarações de Pound foram dadas depois que a apresentadora Oprah Winfrey confirmou que Armstrong  teria admitido em entrevista que utilizou substâncias proibidas para melhorar sua performance esportiva durante a carreira. A entrevista, que durou cerca de duas horas, foi gravada por ela na segunda-feira e só deve ir ao ar na próxima sexta-feira, 18. Segundo Pound, que é ex-cefe da Wada, Agência Mundial Antidoping (na sigla em inglês), "O COI teria que lidar com isso. A UCI não é conhecida por suas ações firmes contra o doping", afirmou.
Com a confissão, Armstrong  pretende ser readmitido em competições para disputar provas de triatlo. O atleta foi banido do esporte no ano passado e perdeu sete títulos da Volta da França, o evento mais tradicional do ciclismo . Além disso, patrocinadores de uma entidade que atua na luta contra o câncer, criada por Armstrong, teriam exigido a confissão do atleta para manter o apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário